Blog na rede desde Abril de 2006

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006



LISBOA - Av. Alvares Cabral (ao Jardim da Estrela)

Neste edifício funciona a Escola João de Deus, que forma Professores para o Ensino Pré-Primário
João de Deus Nogueira Ramos nasceu a 8 de Março de 1830 em São Bartolomeu de Messines. Foi o 8º de 12 filhos do casal Pedro José Ramos e Isabel Gertrudes Martins.
Aos 19 anos decidiu sair do seminário e matriculou-se em Direito na Universidade de Coimbra.
Em 1859 termina o curso e decide permanecer em Coimbra, colaborando com os jornais: Estreia Litteraria, Atheneu, Preludios Litterarios, Academico, Instituto e Phosphoro e traduzindo obras do francês para o português. As suas poesias ganharam fama entre o meio académico.
No Algarve encontrou uns velhos amigos que se aperceberam que apesar de João de Deus ser uma pessoa inteligente e culta, vivia de um modo humilde. Pensaram, então, apresentar o seu nome para candidato a deputado por Silves, contrariando assim a sua vontade. João de Deus montou um burro e percorreu as aldeias pedindo que não votassem nele, mas acabou por vir a ser eleito. Como consequência mudou-se para Lisboa em 1868.
Em 1870 recebeu um convite do senhor Rovere da Casa Rolland para criar um método de leitura adaptado à língua portuguesa e inicia desde logo esse seu novo projecto a que chamará mais tarde Cartilha Maternal ou Arte de Leitura.
Em 1877 escreveu Bases para uma Orthografia e A Cartilha Maternal e a Imprensa, dando resposta a críticas que eram feitas à Cartilha Maternal através dos jornais.
A 2 de Agosto de 1888 foi nomeado vitaliciamente Comissário Geral do Método de Leitura Cartilha Maternal com o vencimento anual de 900 reis. Era seu dever, entre outras atribuições, ministrar cursos aos professores das escolas públicas de instrução primária e visitar as escolas a fim que ver se o método estava a ser bem aplicado
Em 1892 escreveu sobre a acentuação, diversidade de pronunciação e a evolução da língua. Em 1893 publicou Campo de Flores, edição coordenada por Teófilo Braga, porque João de Deus por ser uma pessoa humilde não queria inicialmente editar esta obra. Ela é uma compilação das suas poesias mais significativas. Nesse mesmo ano publicou A Cartilha Maternal e o Apostolado e A Cartilha Maternal e a Crítica.
A 8 de Março de 1895 foi agraciado pelo rei D. Carlos com a Grã Cruz de Santiago. O rei tinha intenção de o condecorar já algum tempo, mas João de Deus recusava-se a ir ao palácio recebê-la, por considerar que não tinha feito nada de extraordinário que fosse digno de uma condecoração. Então, o rei tomou a iniciativa de ir pessoalmente a sua casa entregá-la.
Morreu no seu quarto a 11 de Janeiro de 1896. Foi feito um grandioso cortejo formado por amigos e gente do povo que o amava profundamente. As autoridades decidiram levá-lo para o Mosteiro dos Jerónimos onde repousou até 1967, data em que o seu corpo foi trasladado para o Panteão Nacional.
Tudo isto e muito mais, está aqui: http://www.joaodeus.com/associacao/biografias.asp?id=1

Sem comentários: