Blog na rede desde Abril de 2006

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007



LISBOA - Rua Ivens - uma das portas do Grémio Literário

O Grémio Literário foi fundado em 1846 por diversas personalidades do liberalismo constitucional e setembrista, com o objecto social de promover a cultura, com neutralidade política segundo propósito definido pelo nosso Almeida Garrett, foi ele homologado por Carta Régia de D. Maria II. Alexandre Herculano e Fontes Pereira de Melo, pelos primeiros; Passos Manuel e Almeida Garrett, pelos segundos lançaram esta sociedade que vem reunindo o escol da sociedade lisboeta.
Inicialmente corporação literária, passou mais tarde a acumular com o seu objecto cultural, o recreio e o convívio.
Em 12 de Março de 1987, a Câmara Municipal de Lisboa " pensou que tinha chegado a altura de a cidade mostrar o seu reconhecimento para com esta instituição, atribuindo ao Grémio Literário a Medalha de Honra da Cidade ".
Em 21 de Janeiro de 1996 deu-se ao Grémio o reconhecimento estatal de pessoa colectiva de utilidade pública - por despacho favorável de S. E. o Primeiro-Ministro, Senhor Eng. António Manuel de Oliveira Guterres - pela " notável actividade de uma das Associações mais antigas da Europa e pela importância das acções desenvolvidas na defesa da língua portuguesa ".
O Grémio Literário é Membro - Honorário da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
Além das grandes figuras do romantismo, reuniam-se na sede do Grémio os " Vencidos da Vida ", quase todos eles Sócios.
Posteriormente a Eça de Queiroz, sucederam-se nesta casa, entre tantos outros, Almada Negreiros, Egas Moniz e Gago Coutinho como Sócios.

Sem comentários: