Uma Porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitectónica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.
As portas podem ser construídas de materiais diversos, embora a madeira (especialmente a compensada) seja o material mais popular. Outros materiais incluem o alumínio, o aço, o ferro e o PVC.
A porta (em sua visão mais tradicional) é formada pelos seguintes elementos:
Folha. Normalmente uma chapa (de madeira ou metal) responsável pela vedação da parede quando a porta está "fechada". Costuma ser confundida com a porta propriamente dita.
Batente. São os perfis rectangulares (de madeira, metal, ou outro material) que está preso junto à abertura na parede e permite a fixação da folha.
Guarnição. Um elemento responsável por esconder o requinte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente (em geral considerado grosseiro).
Maçaneta. A peça responsável pelo movimento da porta e seu trancamento.
Tipos de portas
De acordo com seu desenho, as portas podem ser classificadas como as seguintes:
Porta de uma folha.
Porta de correr.
Porta-balcão.
Porta-deslizante.
JANELAS
Uma Janela é uma abertura em um elemento de vedação arquitectónica, como uma parede. Ela faz o papel de ser responsável pela ventilação e insolação dos ambientes internos.
A palavra assumiu diversos significados devido a esta acepção, em geral relacionando-a com a ideia de vazio.
Por nos remeter ao exterior, pode ser considerada como ângulo de visão, permite a entrada de elementos como luz e ar, mas também possibilita a extensão do olhar como um indivíduo que não participa da acção observada.
As janelas podem ser confeccionadas em diversos materiais, como, por exemplo, ferro, alumínio e PVC. As janelas de PVC tem a especial característica de não necessitarem pintura, não sofrerem com a acção dos cupins e ainda são excelentes isolantes térmicos e acústicos.
1 comentário:
se quiser portas em madeira vá até o meu blog
Enviar um comentário