Blog na rede desde Abril de 2006

sexta-feira, 22 de setembro de 2006


VALENÇA / Portugal - janela sobre arco de passagem pedonal em casa no centro histórico, situado no interior da fortaleza

Diz aqui: http://www.cm-valenca.pt/turismo/praca_forte.htm
que a fortaleza de Valença (do Minho) é uma:
Obra de Arquitectura Militar Gótica e Barroca. Primeiros muros construídos no século XIII (1200). Actualmente: sistema abaluartado tipo Vauban, construída nos séculos XVII e XVIII.
Arquitectura: Localizada no topo de dois outeiros, é formada por dois polígonos: a Praça, ou Recinto Magistral e obra Coroa, ou Coroada, (estilo Horveneque)* separados por um fosso, com falsas-bragas e 4 revelins que protegem outras tantas Portas (Coroada, Gaviarra, Fonte da Vila e Sol).
Sistema abaluartado composto por 10 baluartes e dois meios baluartes, dos quais: na Coroada, 3 baluartes a Sul (Santana, S. Jerónimo e Santa Bárbara) e dois meios baluartes a Norte (s. José e Santo António), onde podem ver-se canhoeiras e guaritas facetadas nos cunhais; no Recinto Magistral, 7 baluartes (Lapa da Esperança, Nª Sr.ª do Faro, S. Francisco, Sr.ª do Socorro, Sr.ª do Carmo e S. João). Os dois recintos são divididos perlas Portas do Meio, com ponte fixa.
A Câmara Municipal de Valença e o Ayuntamiento de Tui estão a enveredar esforços para a classificação da fortaleza, da ponte internacional e da catedral de Tui a Património de Interesse Cultural para a Humanidade.

2 comentários:

António Caeiro disse...

Com essa foto e esse execelente texto elucidativo a acompanhar, abre ainda mais o apetite para uma visita a Valença.
Abraço e Bom Fim Semana.

Abruxo disse...

Vale a pena visitar Valença, como todo o Alto Minho em geral.
E entrar por Castela dentro, como documentarei em breve, também se recomenda.
Um abraço e bom fim-de-semana