Blog na rede desde Abril de 2006

domingo, 25 de março de 2007




ESPANHA - Tordesillas - Varandas da "Casa do Tratado"
O Tratado de Tordesilhas foi um tratado assinado entre Portugal e Castela em 1494, destinado a resolver as rivalidades entre os dois Estados Ibéricos pela posse das terras descobertas por Cristóvão Colombo em 1492. Segundo este tratado, o mundo ficava dividido por um meridiano de pólo a pólo, situado 370 léguas a Oeste de Cabo Verde; as terras já descobertas ou que viessem a ser descobertas localizadas a Ocidente desse meridiano pertenceriam a Castela e as localizadas a Oriente pertenceriam a Portugal. Era assim instituído o princípio do "mare clausum".
À zona portuguesa iria caber o imenso território do Brasil, que constituía a maior parte do Continente Sul – Americano, e deste modo, assegurar a posse e o domínio de todo o Atlântico Sul, e consequentemente, deixava aberto o caminho marítimo para a Índia.
Quatro anos mais tarde, Vasco da Gama chegará à Índia por mar e, em 1500, Pedro Álvares Cabral descobria o Brasil, nesse mesmo ano, Gaspar Corte – Real reproduz a viagem de Pedro Barcelos e João Fernandes Labrador à Terra Nova e Canadá (Terra do Labrador).

Pode-se dizer que depois do Tratado de Tordesilhas, no espaço de 40 anos desapareceram séculos de inconstância nos conhecimentos geográficos, os ensinamentos teóricos da nossa geografia, difundiram-se pelo Universo e os povos entraram em contacto entre si.


Ver aqui: http://www2.crb.ucp.pt/historia/abcedário/tordesilhas/A%20B%20C%20da%20Expansão%20Portuguesa.htm

1 comentário:

António Caeiro disse...

Bem documentada.
Um abraço.